cover
Tocando Agora:

Bica do Recinto Mello Moraes é reativada em meio a crise hídrica em Bauru; região sofre efeitos da estiagem

Religação foi possível graças à manutenção em um dos poços do Recinto. Pontos de hidratação são essenciais para os moradores do município, que sofre...

Bica do Recinto Mello Moraes é reativada em meio a crise hídrica em Bauru; região sofre efeitos da estiagem
Bica do Recinto Mello Moraes é reativada em meio a crise hídrica em Bauru; região sofre efeitos da estiagem (Foto: Reprodução)

Religação foi possível graças à manutenção em um dos poços do Recinto. Pontos de hidratação são essenciais para os moradores do município, que sofrem com os efeitos da estiagem na região. Novo ponto de hidratação passa a funcionar em Bauru DAE/Divulgação O Departamento de Água e Esgoto (DAE) reativou a distribuição de água na bica localizada na R. Juzo Hirata, instalada no muro lateral do Recinto Mello Moraes, na sexta-feira (13), em Bauru (SP). 📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp A religação foi possível após a manutenção de um dos dois poços do Recinto, que tinha apresentado problemas após a abertura do ponto de hidratação, em maio de 2024. O município conta com quatro bicas do Departamento de Água e Esgoto (DAE) e outra controlada por uma empresa particular. Para os moradores que completaram quatro meses no sistema de rodízio no abastecimento de água esses pontos de hidratação são essenciais. Crise hídrica Lagoa de Captação do Rio Batalha atinge níveis críticos e rodízio é alterado Gabriel Pelosi/ TV Tem Às 14h deste sábado (14), o nível da lagoa de captação registrado no site do DAE era de 1.46 metro, sendo que o ideal é de 3,20 metros. No último domingo (8) a lagoa chegou a 1,08 metro, o menor registro dos últimos 10 anos. A cidade está dividida em grupos com dias específicos para o abastecimento: Grupo 1: Vila Independência, abastecido às segundas e quintas-feiras. Grupo 2: Centro, Altos da Cidade, Jardim Ouro Verde e Parque dos Sabiás, abastecidos às terças e sextas-feiras. Grupo 3: Vila Falcão, Alto Paraíso e parte do Jardim Industrial, abastecidos às quartas e sábados. Durante a reversão do sistema (troca de abastecimento de uma região para outra), o setor atendido naquele momento não começa a receber água de maneira imediata. Isso porque é necessária a recuperação do sistema ("enchimento" das redes), que pode levar algumas horas, dependendo do tamanho e consumo de cada região. Por conta disso, inclusive, a reversão do sistema acontece sempre durante a madrugada, período de menor consumo pela população. O critério para definir o esquema de rodízio considera as manobras operacionais possíveis de serem feitas e obedece critérios exclusivamente técnicos. Em maio, a prefeitura divulgou que a medida era emergencial e temporária, devendo ser interrompida assim que o sistema voltar a ficar equilibrado. O bairro Jardim Bela Vista também fazia parte da lista de bairros com abastecimento afetado até esta terça-feira (10), mas foi excluído do regime após a prefeitura concluir obras de interligações. Rodízio de água foi alterado após nível de captação do Batalha chegou ao menor patamar em 10 anos em Bauru Gabriel Pelosi/ TV TEM Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília Confira mais notícias do centro-oeste paulista: