cover
Tocando Agora:

Trilhas do Horto Florestal e Jardim Botânico seguem fechadas para reduzir risco de incêndios em Bauru

Fechamento visa proteger a vegetação, os visitantes e os animais, em razão do alerta e da ocorrência de incêndios florestais na região. Demais áreas do H...

Trilhas do Horto Florestal e Jardim Botânico seguem fechadas para reduzir risco de incêndios em Bauru
Trilhas do Horto Florestal e Jardim Botânico seguem fechadas para reduzir risco de incêndios em Bauru (Foto: Reprodução)

Fechamento visa proteger a vegetação, os visitantes e os animais, em razão do alerta e da ocorrência de incêndios florestais na região. Demais áreas do Horto Florestal e do Jardim Botânico permanecem abertas ao público. Jardim Botânico de Bauru permanecerá com trilhas fechadas até o final de setembro Prefeitura de Bauru/ Divulgação A prefeitura de Bauru, através da Secretaria do Meio Ambiente (Semma), informou que as trilhas do Horto Florestal e Jardim Botânico, que foram fechadas na quarta-feira (4), seguem interditadas até o dia 29 de setembro. 📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp A medida atende a determinação da Fundação Florestal do Governo de São Paulo, válida para todo o estado e necessária para reduzir o risco de incêndios em unidades de conservação. A suspensão do acesso seria encerrada nesta quinta-feira (12), mas foi prorrogada em razão da estiagem prolongada e das altas temperaturas registradas em todo o Estado. As demais áreas do Horto Florestal e do Jardim Botânico permanecem abertas ao público. Prefeitura decreta situação de emergência Bauru decreta situação de emergência e institui força-tarefa de combate à secura extrema A Prefeitura de Bauru instituiu uma força-tarefa de combate à seca extrema, publicada no Diário Oficial nesta quinta-feira (12), para minimizar os efeitos da crise climática sentida pelo município. A onda de calor extremo, a falta de chuvas, a baixa umidade relativa do ar e o aumento das queimadas em todo o Estado de São Paulo mobilizou Bauru, o Gabinete da prefeitura e das Secretarias do Meio Ambiente (Semma); Saúde, Agricultura e Abastecimento (Sagra); Obras, Planejamento (Seplan); Administrações Regionais (Sear); a Defesa Civil; o Departamento de Água e Esgoto (DAE) e o Corpo de Bombeiros. O decreto 17.769/2024 reconhece a situação de emergência no município, aumenta a multa já prevista em lei para quem atear fogo em terrenos vazios ou áreas de mata por até R$ 100 mil e estabelece prioridade para o combate a incêndios, com o uso de veículos e equipamentos da prefeitura. (Veja aqui o decreto na íntegra) Além disso, a Prefeitura promoveu novas ações práticas, como a ampliação dos pontos de hidratação em locais de grande movimento e em novos locais estratégicos da cidade - um deles já está ativo, na Praça Rui Barbosa, no Centro, e no Parque Vitória Régia. Ponto de hidratação na Praça Rui Barbosa, em Bauru (SP) Thayna Polin/Prefeitura de Bauru Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília Confira mais notícias do centro-oeste paulista: